quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Fortaleza recebe o “Olho do Pai” neste centenário da Mãe Rainha

Está em Fortaleza o “Olho do Pai”, a imagem do Movimento Mãe Rainha, que está completando 100 anos de atividades no mundo. O símbolo está peregrinando o mundo em visita a cidades onde há esse tipo de adoração. Procede da cidade alemã de Schoenstatt, berço das capelas da Mãe Rainha.

O símbolo católico desembarcou nesta tarde de quinta-feira, pelo Aeroporto Internacional Pinto Martins, e foi recebido por grupo de fiéis do Movimento Mãe Rainha e do Terço dos Homens, este tendo a presença no terminal do coordenador-geral, deputado estadual Delegado Cavalcante.

O padre Josiel do Nascimento, vigário da Igreja da Glória, comandou a recepção às freiras que trouxeram o “Olho do Pai” de Salvador. Em seguida, houve um cortejo, em carro aberto, até a Igreja da Glória (Cidade dos Funcionários), onde as visitas se estenderão até sábado. Uma celebração a cargo do bispo-auxiliar, Dom Rosalvo, e concelebrada pelos padres Francisco de Assis e Josiel foi realizada.

A imagem se deslocará ainda para visita a três famílias da comunidade. Ela continuará em peregrinação a outras familias de outros bairros e, no domingo, estará presente à grande reunião na quadra de esportes da Faculdade Marista (Colégio Cearense), das 8 às 13 horas, com palestra e santa missa celebrada pelo padre Francisco Sales e concelebrada por padre Pedro Cabello, do Movimento da Mãe Rainha.
“OLHO DO PAI” (Foto Blog do Eliomar)

Nos primeiros séculos do cristianismo, a arte cristã não se preocupou em representar Deus. As pinturas, ícones ou esculturas diziam respeito a Jesus Cristo, a Nossa Senhora e aos Santos. A partir da Idade Média, aparecem as primeiras representações, salientando Deus criador, envolto em nuvens, em grande majestade e poder, tendo a mão direita estendida e o dedo anular apontando o universo.
Nos séculos XVIII e XIX a arte cristã começa a representar o olho como símbolo de Deus, nas igrejas e capelas. O olho de Deus era associado a um triângulo simbolizando a Santíssima Trindade. Os ângulos iguais do triângulo servem muito bem para representar o mistério de Deus uno e trino. Um só Deus, em três pessoas: Pai, Filho e Espírito Santo. Enquanto a arte fala do olho de Deus, nós acentuamos que este é um olho do Pai. Esta é a missão do nosso Pai e Fundador e todos nós participamos da missão de anunciar a imagem de Deus ao mundo, como Pai. O olho de Deus não é um olho de um juiz severo, mas o olho de um Pai. O olhar complacente que repousa sobre seu Filho amado, como os apóstolos vivenciam no Tabor.

Do Blog do Eliomar

Nenhum comentário:

Postar um comentário