terça-feira, 17 de janeiro de 2012

"Mestre, onde moras?" por Pe. Ismar Dias de Matos

A resposta à essa pergunta, no Evangelho de João, é um convite: “Vinde ver” (1, 39). Os discípulos foram e passaram o dia com o Mestre. E todo aquele que quiser saber como é a morada de Jesus, deve também segui-Lo para conhecer onde Ele mora.

O Universo é a nossa grande casa; o Reino dos Céus tem muitas moradas e em todas elas é possível encontrar Deus; a Arca de Noé e Arca da Aliança eram casas; a Palavra de Deus é morada, abrigo seguro que nos salva; o nosso irmão também é morada de Deus, sacrário do Deus vivo; o povo/comunidade é casa; mas tudo isso deve ser conhecido além da retórica: deve ser vivido e compartilhado com os(as) outros(as).

O seguimento de Jesus é a condição para alguém tornar-se discípulo. Quando alguém encontra Jesus e O segue, a alegria é tamanha que não há como guardar a alegria só para si: é inevitável comunicá-la a outros(as). “Encontramos o Messias” (Jo 1,41).

O Messias Jesus mora dentro de todos nós, mas de forma mais radical nos drogados dispersados da Cracolândia e do mundo inteiro; nos doentes e famintos; nos desabrigados e empobrecidos de todas as épocas; nos injustiçados e sedentos de justiça.

É preciso sairmos de nossas casas e irmos ao encontro dos outros, sermos solidários com os empobrecidos e com todos que carecem de uma mão estendida para se levantar e viver com mais dignidade. Não tem sentido ser cristão sem viver esse compromisso.

Do Portal Ecclesia

Nenhum comentário:

Postar um comentário